sexta-feira, junho 30, 2006

Pensamento FIFA:

Tudo corre bem! A Alemanha e Itália estão nas meias-finais e o Brasil vai a caminho. Tomara que os portugueses não façam das suas!

Retrato da Profissão de Arquitecto

Nove minutos e vinte e sete segundos de um documentário sobre "O Harquitecto", com "H" grande.

Biblioteca de Lisboa


Ontem, a arquitectura fez capa de jornal com a nova Biblioteca de Lisboa da autoria da dupla Manuel Mateus/Alberto Oliveira. Lamentavelmente é mais um caso de ajuste directo sem concurso público. Ao contrário do que obriga a lei (DL 197/99) para edifícios desta escala e daquilo que é pratica noutros países, a concepção da Biblioteca da capital de Portugal foi adjudicada directamente.
Mais uma vez o Estado (neste caso a Câmara Municipal de Lisboa através da EPUL), esquece a transparência dos processos em prol do poder de este ou aquele decisor poder adjudicar trabalhos públicos.

segunda-feira, junho 26, 2006

Venceremos!


A ditadura da FIFA roubou-nos (pelo menos) um jogo bonito entre duas boas equipas e fez com que os (normalmente) calmos holandeses perdessem a cabeça e revelassem pouca ética profissional. Mais um mundial em que a FIFA vai tentando reconstruir a sua final preferida: Alemanha-Brasil.
Portugal resiste!

domingo, junho 25, 2006

Timor

Enquanto estes senhores


iam fazendo isto.


Outros iam deixando que isso acontecesse


enquanto outros permaneciam calados.


Entretanto o povo, procurava defender as suas famílias e bairros, com a ajuda deste que, por isso agora pode vir a ser demitido.



*

sábado, junho 24, 2006

As organizações e o Bloco de Esquerda

O Daniel Oliveira, a propósito das eleições para o SPGL, escreveu um post sobre o comportamento dos militantes do PCP, nos sindicatos e outro tipo de organizações. O texto defende a habitual tese que, todo e qualquer militante do PCP, está em ligação directa com a Soeiro Pereira Gomes, daí recebendo ordens para a sua acção dentro da respectiva estrutura. Embora essa visão de grande organização até agrade a alguns militantes, parece-me que seria mais comum na altura em que o Daniel era militante do que actualmente. Contudo não é esse o motivo deste post.
Ao longo dos anos a minha acção política tem passado muito mais por este tipo de organizações de que o Daniel fala do que pelo partido e estando actualmente na direcçãode uma estrutura profissional na qual o BE tem muito maior representatividade que o PCP, importa também fazer uma análise sobre o seu comportamento e forma de actuar.
Os militantes do BE não respondem a qualquer decisão do partido e comummente não são solidários com o mesmo. Não quer com isto dizer que não actuem em grupo dentro das respectivas organizações, antes pelo contrário. Geralmente, a primeira medida é afastar os militantes do PCP, retirando-os de listas unitárias sempre que possível, ou então retirando-lhes direitos de voto e participação, procurando-os diminuir na discussão colectiva através da utilização dos clichés do costume, privilegiando sempre aquele a que normalmente chamam independente que normalmente é alguém que lhes é próximo ou que é da direita chique. Sempre que possível refere-se e aponta-se quem é militante do PCP.
Na sua acção política, afirma-se diariamente a crítica às posições do BE e uma orgulhosa falta de ligação ao partido. Desta forma, justifica-se o apoio a medidas institucionalistas que fariam corar o mais recente militante da UDP (lembro aquela reunião em que alguém defendeu dois anos de estágio não remunerado para os aspirantes a arquitectos, pela credibilidade da instituição!!!).
A sua posição perante uma posição de poder não é subvertê-lo mas sim afirmá-lo, perante os demais. No seu seguimento é construído um circuito de interesses, que se constituem como o grupo de iluminados seres que se destacam dos outros pela sua inteligência e curriculum.
De quem falo?
Quem me conhece sabe que sempre trabalhei bem com as pessoas do PSR, UDP e outros partidos de esquerda que estão no BE. Gente que tal como eu tem uma cultura e uma formação de esquerda, que muitas vezes na vida lhes implicou abdicar dos seus interesses pessoais em prol daquilo que se considera ser o interesse colectivo ou uma ética de vida e cidadania. Aqueles de que falo nunca abdicaram de nada e só estão no BE porque agora é o que está a dar. Servem-se do partido para se posicionarem no circo do poder e para mais tarde serem os administradores dessa "bela empresa" que é o capitalismo.

Timor: o golpe

A situação em Timor continua preocupante. A comunicação social e os opinion makers já tomaram partido, por essa frente democrática e popular liderada por Xanana e Ramos Horta. Nem a visão mais patrioteira, mas óbvia, de que Xanana representa os interesses da Austrália singrou. Agora, é Ramos Horta, esse "grande homem do povo" que em todos os momentos difíceis de Timor estava no estrangeiro, é a salvação. Aqui, em Timor, fala-se de democracia, mas não convém falar de eleições, pois sabe-se que a Fretilin e Alkatiri, venceriam! O golpe de estado assim vai sendo montado.

Recebido via email:

ALERTA
Primeiro-Ministro Alkatiri faz Presidente Xanana Gusmão pensar duas vezes
Hoje o dia começou mal. A notícia era que na Terça-feira, dia 20 de Junho, o Presidente enviou um envelope ao Primeiro-Ministro que continha uma cassete de vídeo do programa de dia 19, 4 Corners da ABC TV da Australia, e uma carta a exigir que ele se demitisse até às 5 da tarde, caso contrário senão seria demitido. Isto significa uma ameaça de violação da Constituição. O programa 4 Corners alega que a Fretilin criou esquadrões de morte por ordem do Primeiro-Ministro e Secretário-Geral, Mari Alkatiri.
Felizmente, talvez, o Primeiro-Ministro não abriu o envelope até tarde nessa noite, depois das 5 da tarde. De qualquer forma, o Presidente não tomou nenhuma acção no final do prazo
Tinha sido marcada uma reunião do Conselho de Estado para as 10.30 da manhã de dia 21 de Junho – um conselho consultivo do Presidente constituído por 15 conselheiros, que não toma decisões. Na reunião, o Presidente renovou o seu pedido de demissão do Primeiro-Ministro. O Primeiro-Ministro não aceitou o pedido.
Então, o Presidente disse que se o Primeiro-Ministro não se demitisse, demitia-se ele. Mas o Primeiro-Ministro disse-lhe para não fazer isso de forma nenhuma, e que se assim fosse demitia-se ele primeiro. O Ministro dos Negócios Estrangeiros propos que Alkatiri entregasse o seu lugar a dois vice-primeiros-ministros.
O Primeiro-Ministro respondeu que eles tinham de compreender que se ele se demitisse nestas circunstâncias, isso implicaria a demissão de todo o Governo, o antagonismo dos membros da Fretilin, e que o Orçamento de Estado não passaria no Parlamento Nacional e que a Lei eleitoral seria atrasada e que tudo isto não seria bom para o país nem traria benefícios para a situação.
Esta perspectiva surpreendeu, tanto o Presidente como o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
O Primeiro-Ministro disse que não lhe cabia a ele sozinho tomar essa decisão e que teria que consultar a FRETILIN e o Conselho de Ministros.
A reunião acabou com o Primeiro-Ministro a transmitir ao Presidente que o informaria da sua decisão após essas consultas. A Comissão Política Nacional da FRETILIN reunir-se-á no dia 22 de Junho de manhã, e à tarde o Primeiro-Ministro e o Presidente do Parlamento informarão o Presidente das conclusões da Comissão Política Nacional. Na sexta-feira de manhã há reunião do Conselho de Ministros. No Sábado reúne-se o Comité Central da FRETILIN. Por isso, talvez, Domingo ou Segunda-feira haverá um anúncio do resultado deste processo.
No entanto, o efeito psicológico do dia foi virou-se contra o Presidente. Ele exigiu a demissão do Primeiro-Ministro em dois dias consecutivos e não a recebeu.
Nem o Presidente, nem o Ministro dos Negócios Estrangeiros, prestaram declarações à Imprensa, nem a Embaixada da Austrália, depois do Conselho de Estado de hoje.
Os militares australianos tem sido cada vez mais agressivos dizendo às pessoas que Alkatiri é o 'ex-Primeiro-Ministro" e a perguntarem às pessoas quem é que elas apoiam. Hoje hastearam a bandeira da Austrália no edifício da Educação Não-Formal em Vila Verde, depois de terem impedido o içar da bandeira de Timor-Leste. Estas instalações são utilizadas pelo Ministério da Educação e também utilizado como dormitório por alguns soldados australianos.
No dia 9 de Junho, dois helicópteros militares australianos foram a Los Palos, na ponta Leste da ilha, dizendo às pessoas para apoiarem o Presidente e oporem-se ao Primeiro-Ministro. Foram surpreendidos por uma reacção agressiva e zangada da população e tiveram que partir apressadamente.
O demissionário Ministro do Interior, Rogério Lobato, foi interrogado pela polícia sobre as alegados esquadrões da morte, mas não foi preso.
Está em sua casa e visitou outras casas na sua zona, mas encontram-se militares australianos em sua casa. O Procurador-Geral da República disse nas notícias da noite da Televisão, a 21 de Junho, que havia um mandado de detenção para Rogério Lobato, mas que não tinha sido executado.
Por volta das 6 da tarde de 21 de Junho, algumas pessoas tentaram incendiar a casa do Procurador-Geral, mas os bombeiros dominaram o incêndio. A 20 de Junho tinha havido uma ameaça de lhe pegarem fogo à casa. Estão contra ele por não prender o Primeiro-Ministro e Rogério Lobato. Queimaram casas nessa noite em Díli.
Tanto quanto posso dizer dos membros da FRETILIN, existe um grande apoio a Mari Alkatiri, e existe a determinação de resolver a tensão actual com o Presidente de uma forma que garanta o respeito pela Constituição, a posição da FRETILIN, ajude a acabar com a crise no país e que permita realmente a realização das eleições em 2007.
O perigo é que as forças que querem mudar o Governo não desistam, especialmente agora que empurraram o Presidente à beira de violar a Constituição.

Peter Murphy
Dili, 21 de Junho de 2006

domingo, junho 18, 2006

Junho - a morte sai à rua

Os comunistas e todos os militantes de esquerda sentem as contínuas perdas de camaradas dos últimos dias. Para além de Fernanda Barroso, também os escritores Miguel Medina, nascido em Lisboa em 1951 e filho de Fernando Medina e de Maria Eugénia Cunhal, e Mário Ventura Henriques e, hoje de manhã, recebi a notícia da morte do ex-eurodeputado comunista Joaquim Miranda. Às respectivas famílias um abraço solidário.

Frida

Mais um fabuloso texto do Xatoo. Desta vez, leva-nos pela vida e obra de Frida Kahlo a propósito do catálogo "cor-de-rosa" editado pelo CCB.

terça-feira, junho 13, 2006

Quando a morte sai à rua

Exactamente um ano após o falecimento do camarada Álvaro Cunhal, a morte saiu mais uma vez à rua. Desta vez levou-nos a camarada Fernanda Barroso, sua companheira nos últimos 25 anos. O funeral realizar-se-á amanhã, às 9h00, para o Cemitério do Alto de S. João.
(Nota do Secretariado da Direcção da Org. Regional de Lisboa do PCP)

TvCabo M6

Através do Sitemeter notei que grande parte das pessoas que hoje acederam a este blog, vieram a partir do google procurando: "TvCabo M6". Percebi a partir de então que a indignação não é só minha já existindo dezenas de posts sobre o tema e alguns blogues a apoiarem a cadeia de protesto que alvitrei. Assim aqui fica a nota e o link para o browser da blogger onde se pode ir vendo os posts mais recentes sobre a matéria.

domingo, junho 11, 2006

Destaque 02

O Monte Olivete no Príncipe Real, local onde já se falou de {Destruição} {25 de Abril} e do {Terramoto} e onde se continua a falar ao avesso.

Destaque 01

O Abruzolhos nasceu em 2004, em papel, após a necessidade sentida por um colectivo de jovens activistas comunistas de veícular opiniões, reflexões, humor e informação relacionada com a política nacional e mundial, de um ponto de vista de esquerda, socialista, mas sem a necessária formalidade de «órgão de informação» de uma organização.À criação da newsletter em papel por altura das Eleições Europeias de 2004, sucedeu-lhe o blog Abruzolhos, em Setembro de 2004. Necessariamente, por características que são próprias da opinião de cada um dos intervenientes ou participantes do blog, nunca tencionámos falar em nome de quem quer que fosse, mas quisémos sim participar activamente na vida política, em especial da juventude e de uma forma «arejada».

Links >>>>>

Finalmente algum tempo para editar a coluna da direita. Constituem-se novos "Vizinhos" e acaba-se com a coluna "A Editar".

VIZINHOS
Tugir
We have kaos in the garden
Almocreve das Petas
Briteiros
Cão de Guarda
Pensamentos
Bloguers Comunistas
Monte Olivete
Renas e Veados
Hardblog
Compl. e Contradição
a Barriga de um Arquitecto
Posthabitat

DIÁRIOS
a Vila
a Baixa do Porto
Recortar
Arrastão
Glória Fácil

SEMANAIS
Império Bárbaro
A Arte da Fuga
A hora que há-de vir
Diário da República
Abruzolhos
Garedelest
Ovelha Negra
A causa foi modificada
Analfabeto Político
Domingo no Mundo
Adufe
Avatares do Desejo
Bloguítica
Canhoto
Palombella Rossa
Homem a Dias
Grande Loja do Queijo Limianos
Margens de Erro
Insubmisso
Klepsydra
Os tempos que correm
Voz do Deserto

MENSAIS
Anónimos Optimistas
Canto Aberto
Kitschnet
Blog Marcelo
Viriato Teles
Almada
Em bom português
Kontratempos
Tertúlia
Crime Creme
Imprensa Canalha
Bazonga da Kilumba
Diário Ateísta
Diário de Lisboa
Opinion Desmaker
Rua da Judiaria
Resistente Existêncial

sábado, junho 10, 2006

O Futebol é de Esquerda


Basta uma bola, que até pode ser de trapos ou jornal. Basta uma pessoa, mas todos os que se juntam são bem vindos para aproximar do 11 x 11. Basta um campo aberto, mas também pode ser uma rua inclinada. Bastam dois postes mas também podem ser duas pedras no chão.
O futebol é um jogo colectivo quanto melhor joga a equipa, mais ganha. Todos conhecemos Maradona, mas o que seria de Maradona sem Burruchaga, Caniggia ou Passarella, ou Rossi sem Bruno Conti, Bergomi ou Altobelli, ou Eusébio sem Coluna, José Augusto ou Torres? Primeiro há o colectivo depois as estrelas que desequilibram e, na realidade dentro de campo todos são iguais.
É óbvio que o Capital e o Neoliberalismo tenta passo a passo crescer e cimentar o seu domínio sobre o futebol. Constroem-se estádios com menos lugares e com bilhetes mais caros, cria-se mitos em torno de um ou outro jogador reafirmando-se a luxúria e a ostentação com que vive, transformam-se clubes em empresas, passa-se aos accionistas o poder que outrora foi dos sócios e, vende-se e compra-se muito!
Neste Mundial é dado mais um passo: o jogador que contesta de uma forma visível uma decisão do árbitro deve ser advertido com um cartão amarelo. Justifica-se esta decisão com o facto dos protestos poderem passar para os adeptos. No Futebol do capital, não se quer protesto nem contestação. Qualquer dia, quando o público no estádio já estiver devidamente seleccionado, poder-se-á também acabar com o aplauso incómodo para o copo de whisky na mão.
Mas o futebol resistirá, numa qualquer rua perto de si!

Arrastão

Foi notícia no ano passado, neste mesmo dia.
Era uma vez um arrastão, de Diana Andringa.

Post anti-SportTvTvCabo (actualização)

Todos os jogos em canal da TVcabo: M6.
Vive la France!
___________________________________________________________________
A TvCabo acabou de privar todos os seus assinantes do canal M6. Inacreditável a arrogância desta empresa que para além de poluir com os seus cabos as nossas cidades, contractualiza com o consumidor um serviço que de vez em quando lhe retira. É altura de protestar, o serviço contractualizado não está a ser cumprido. Sugiro que se enviem emailes de protesto para:
cliente@netcabo.pt
info@deco.proteste.pt
provedor@provedor-jus.pt

Tanto a Deco como o Provedor de Justiça abrem imediatamente um processo de averiguações.

___________________________________________________________________

Follow the differences

"Povo arrastado para o sofrimento por interesses externos aliados a interesses frustrados internamente"

"Esta entrevista de Marí Alkatiri ao Expresso diz tudo. Só não entende quem o não quer.
Timor-Leste tem estado a ser atacado externamente aproveitando-se as ambições e frustrações internas. Há partidos da oposição, nomeadamente, o PSD e o PD que não têm parado, através de alguns célebres militantes de financiar acções e aliciamentos intelectuais.
Há uma classe política, pseudo política - são pessoas que muito devem a interesses indonésios e australianos (alguns têm vindo a ser sistematicamente financiados, exemplos podem ser dados...) - que teme a boa gestão de futuro do actual executivo, todos sabem que há corrupção a alguns níveis na actual máquina administrativa (alguma herdada do tempo indonésio, outra cultivada já no pós-liberdade). Mas não sou eu que refiro ou afirmo a boa gestão - há áreas em que Marí e seus pares poderiam ter sido mais precavidos e até mais lestos -, quem refere a boa gestão são os Parceiros de Desenvolvimento (países que participam no financiamento do Estado de Timor-Leste) que analisam o realizado e apreciam o proposto para os seguintes seis/12 meses. Nesta campo é tal como o Primeiro Ministro timorense refere: elogios.
Ora elogios à beira das eleições de 2007 não virão a calhar aos PSD e PD (e outros mais, Igreja Católica também), pois significa mais FRETILIN à frente dos destinos do país.
Como muitos sabem, mas poucos afirmam dizer saber, há uma teia espalhada que se perde com a saída de Abel do Governo - os clientelismos ficam agora à deriva. A facção, na qual Abel Ximenes se integrava, liderada subitamente pelo Embaixador José Luis Guterres (nunca viveu em Timor-Leste nos últimos 32 anos, faz parte do conhecido grupo de Moçambique e embaixador nos Estados Unidos da América) , perdeu em toda a frente no seio da FRETILIN. O Congresso foi o "tiro" de "largada" para o ataque ao poder. Foi tentado por dentro, seria, potencialmente o mais pacífico, mas falhou. O plano "B" era o que está em execução: demonizar Marí Alkatiri e Francisco Lu'Olo. Por arrasto, tentariam cremar Taúr Matan Ruak, Lere, Falur e outros históricos da verdadeira resistência armada nas montanhas.
Há por aí senhores com cara de anjo que se passeiam pelo Hotel Timor, como abutres em busca de presas à morte, acompanhados de senhoras (pseudo-deputadas) que aguardam a queda de um governo para se montarem no petróleo, na energia, no dinheiro.
Estas são as pessoas que não estão pelo povo, que não estão por Timor - aliás, sempre que o fizeram foi em cargos de muita massa no tempo indonésio.
Nada do que está a acontecer foge do que foi previamente programado. Maquiavel não teria ido tão longo nas suas acções.
O povo está à mercê da cobardia dos rebeldes, dos políticos de alguma oposição, que na sombra se programam em estrategas letais - lembro tantos deputados que fugiram e puseram a salvo as suas famílias quando começaram a perceber que Marí Alkatiri nem caía nem era abatido. Já vimos isso no passado... facultam água, comida, megafones, viaturas, dinheiro, etc. Todos esses estão identificados.
Marí, Lu'olo, Taúr, Lere, entre tantos outros têm tido maturidade democrática de libertadores da Nação. Xanana Gusmão mais uma vez foi "comido" pelo seu "chefe de gabinete", pela sua mulher (australiana que ficará para a história por várias razões neste capítulo e noutros) e pelos assessores que lhe vão parar às mãos... Xanana tem de corrigir a mão e começar a pensar por si, a pensar de facto em TIMORENSE.
José Ramos Horta... palabras para quê? - está tudo dito e escrito por ele e só por ele.
Quanto à democracia, aos rebeldes e afins... é só fazer cumprir a Lei. rebelde é rebelde, prisão e já.
Tropas australianas? - representam a frente armada da ocupação de Timor-Leste e são os instrumentos de ampliação de uma crise criada por interesses externos usando a ambição de frustrados internamente....
Marí vencer? não interessa, não está em causa o nome do primeiro-ministro. A verdade é que a democracia e afirmação da soberania e independência da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE estão em causa e só ela (República de TL) pode vencer. E isso significa que Marí e Lu'olo, as instituições democráticas sobreviveram ao mais vil atentado, alguma vez perpetrado contra o povo timorense, nos tempos em que há memória.
Força Timor-Leste, força povo de Timor."


Via Timor Verdade

sexta-feira, junho 09, 2006

Mundial 2006

E agora que venha a bola!
Um mês de futebol total. Não acho mal, vamos ter festa, tristeza e drama. E não é só a selecção mas todos os jogos! Diariamente, pelo menos, cento e oitenta minutos. E, não me venham com tretas, que no Mundial todos os jogos são importantes pois "os que menos podem e menos têm" podem sempre vencer.
Em Portugal a neoliberalização do sistema privatizou o acesso a todos os jogos, em Itália por exemplo, a RAI continua a emitir todos os jogos em aberto. Por cá, apenas teremos alguns jogos... ainda não percebi quais.
Por mim não seria mal que Portugal fizesse o mesmo que no Euro; perdia o primeiro e o último jogo, na final, com a mesma selecção - Angola. (este pensamento surgiu quando ouvi o skin que está na berra, dizer que iria ver o jogo inaugural de Portugal)

quinta-feira, junho 08, 2006

Voto obrigatório

Na sequência dos argumentos de Rui Pena Pires sobre o voto obrigatório, o Daniel Oliveira diz recear "o voto meramente de protesto, inconsequente e sem qualquer objectivo que não seja o de demonstrar que não se queria votar" por oposição ao voto esclarecido, desinteressado e ideológico, que actualmente sucede.

Momento surrealista:


Quando o jornalista da RTP, perguntava a Reinado (claramente a gozar o prato) por que estavam na sua mansão militares australianos e por que não lhes podia fazer perguntas...

Timor - GNR acantonada

"A decisão foi tomada depois de um incidente a meio da tarde de quarta-feira (hora local), quando a GNR transportava duas pessoas para o novo centro de detenção temporária guardado pelas tropas australianas.
Os militares australianos negaram-se a receber os detidos, questionando a legitimidade da GNR para proceder às detenções."

quarta-feira, junho 07, 2006

Mário Machado

Soube pelo post do André que finalmente o Mário Machado foi preso, na sequência da sua entrevista à RTP - ler entrevista ao Correio da Manhã. Julgo que ele, estará actualmente a ser presente no Tribunal de Instrução Criminal, na R. Gomes Freire (próximo do Campo Mártires da Pátria), pois esta manhã estavam concentrados à sua porta 5/6 nazis.

segunda-feira, junho 05, 2006

Mais uma extinção em curso


Petição contra a extinção do Centro Português de Fotografia.
Site do CPF

@nti-comunismos

É uma prática política corrente, sempre que existe um ou outro comunista numa lista candidata aos Bombeiros Voluntários, ao clube do bairro ou à associação do jogo da laranjinha, surgir imediatamente o rumor de que é o sectário e poderoso PCP (outrora dir-se-ia a URSS) que tenta dominar a associação em causa.
Pessoalmente recordo o tempo quando ainda não era militante comunista e fazia parte de uma lista para a direcção de uma associação de estudantes de uma escola secundária da linha do Estoril, cujo candidato a presidente e vice-presidente eram militantes do PS, essa lista ser, por minha causa, acusada de ser "perigosa".
Essa bandeira de anti-comunismo, continua até hoje, pensando-se que o PCP é um monstro organizativo que detém um conhecimento e domínio profundo sobre toda a actividade dos seus militantes. Este rumor, a que todo e qualquer comunista esteve e está sujeito, tem muito possivelmente a sua raíz cultural no Estado Novo.
Este comportamento é ainda mais incompreensível quando assumido por alguém que já foi militante do PCP e sabe do que falo. Embora não saiba quem é o Saboteur, consigo perceber por anteriores comentários, que é alguém que conheço bem e que tendo sido meu camarada de partido (com o qual partilhei ideias numa altura quente do PCP) se afastou com bastante mágoa. Neste contexto, consigo perceber um ou outro comentário mais mordaz, mas nunca a mesma argumentação que a direita como a que é aqui feita a propósito da Lista B para o Sindicato de Professores da Grande Lisboa.

A doença infantil da blogosfera: reparo agora que o post recebeu diversos comentários do mesmo anónimo. Começa a parecer-me que a solução de gestão dos comentários que o Daniel Oliveira faz no Arrastão, pode ser a melhor forma de combater a cobardia que se esconde sob a capa dos inúmeros anónimos da blogosfera.

Timor - Info alternativas

De dentro da mole de emailes recebidos nos últimos dias destaque-se este de Vasco Paiva, português com profundo conhecimento da realidade timorense. Embora o email seja de 28 de Maio, aqui fica:

Vai-se clarificando quem está a fazer o quê, para além do ruído provocado pelo vandalismo, quem se aproveita? Algumas notícias das últimas horas:
- Xanana continua calado, não fala, fala a sua mulher AUSTRALIANA, fala o seu chefe de gabinete mas ele continua calado. Agora diz-se que está com dores nas costas e que já vai a caminho o médico sul-coreano para lhe tratar da saúde. Entretanto quem manda, ele ou a esposa? Ou o chefe de gabinete?
- Alkatiri continua a insistir no cumprimento da Constituição e propôs (e foi aceite) as reuniões dos Conselhos Supriores de Defesa e do Estado;
- enquanto decorria a conferência de imprensa de Alkatiri um grupo armado dirigiu-se para o Hotel Timor onde decorria a conferência com intenções de agressão. A tropa da Austrália não fez nada, olhou para o lado e deixou passar.
- o primeiro ministro da Austrália fez declarações públicas contra o governo de Timor. Freitas do Amaral, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal reagiu muito bem, com sentido de Estado e condenou essa ingerência, o Min. Neg. Estrangeiros da Austrália veio depois emendar a mão...
- o tenebroso bispo de Dili veio juntar a sua voz às dos "rebeldes" exigindo a demissão do Governo. Recorde-se que foi na residência oficial deste senhor, Bispo de Dili, que no ano passado, aquando da manifestação da Igreja contra o Governo, dois portugueses foram retidos, espancados e sujeitos a um tribunal popular...
- o estranho comportamento das Nações Unidas... - os portugueses e outros "advisers" internacionais, com diversas funções de consultoria, junto do Governo de Timor, não quiseram sair. Recusaram a saída porque isso seria esvaziar o Governo de apoios, por exemplo jurídicos, seria fechar o Tribunal de Recurso e outros. A ONU obrigou alguns a irem HOJE para a Austrália (Darwin).
Há de facto um golpe de Estado em andamento, as forças da Austrália têm deixado correr todos os tumultos, não desarmam os vândalos, certamente que estarão lá para favorecer uma "negociação" que tenha como objectivo demitir o Governo, dissolver o Parlamento, criar um ambiente que lhe seja mais propício aos seus interesses petrolíferos...

sexta-feira, junho 02, 2006

Mais Timor

A notícia de última hora da TVI era que os GNR's não foram antes para Timor (nem se sabia se partiriam hoje) porque o "nosso credível amigo" Ramos Horta teria assinado um acordo com a Austrália em como todas as forças no terreno estariam sob a chefia australiana.