quarta-feira, junho 04, 2008

Revogação parcial DL 73/73

Uma vergonha.
A primeira Iniciativa Legislativa Popular, subscrita por 35.000 cidadãos e há mais de 2 anos a aguardar nos corredores da Assembleia da República, corre o risco de ser chumbada pela maioria absoluta que nos governa.
Esperam, os deputados socialistas, por uma legislação mais lata... mais global... mais tudo... mais anos, digo eu.
Nada de novo, ou nada que não fosse espectável.
Mas, ao menos, que seja votada!

segunda-feira, junho 02, 2008

O Rock in Rio da Esquerda


Imagem via Arrastão [link corrigido]

Regressado das trevas da maioria absoluta, Manuel Alegre ir-se-á revelar de esquerda em concerto bloquista.

Boicote


via Troll Urbano

É impressão minha ou a Galp está a fazer publicidade como nunca.
Na passada semana recebi uma carta em casa. Sinto-me honrado e importante. Fez-me ficar com a sensação que se não pusesse gasolina 1, 2 e 3 de Junho, lhes provocava um rombo.

P.s. - acho vergonhoso utilizarem, no anúncio da rádio, um cântico do glorioso. Todos os benfiquista se deverão indignar!

sábado, maio 31, 2008

Coisas várias

Este blogue não morreu. Eu é que tenho andado com muito que fazer e pensar... Coisas "comezinhas".
Na próxima 4ª Feira irei à Assembleia da República, como subscritor da primeira Iniciativa Legislativa de Cidadãos sobre a revogação parcial do DL 73/73 - já passaram 3 anos! Escreverei sobre o assunto.

quarta-feira, maio 14, 2008

Sócrates e Pinho fumaram...

Após este pedido de desculpas, por uma "polémica" que põe em causa a nação, decidi escrever um pedido de desculpas à EMEL. Pode ser que pegue.

domingo, maio 04, 2008

Maio de 68


Durante este mês celebra-se os 40 anos do mês que abalou o mundo. Estudantes e operários conseguiram, por um mês, trazer o poder para a rua. Paris viveu uma das épocas mais criativas e de maior desenvolvimento cultural, que marcou toda uma geração. Depois, com a "democracia do papel na urna de «X» em «X» anos" o poder conseguiu aniquilar a força do povo, conquistando para o seu lado alguns dos mais fervorosos "anarquistas".

Daniel Cohn-Bendit, popularizado por uma triste frase de Marchais(PCF), ao mesmo tempo que é um símbolo dos estudantes do Maio de 68 também simboliza a forma como o capital consegue integrar e corromper para continuar a sua marcha. O antigo "Dany le Rouge" é hoje um euro-deputado bem sucedido e que, no seu site pessoal, se indigna contra aqueles que apelida de serem da extrema-esquerda do seu partido, por não o quererem novamente como candidato (ver o video).

Os percursos de traição não estragam nem diminuem o carácter revolucionário desses dias que actualmente se comemoram.
Sous les pavés la plage!

sábado, abril 26, 2008

25 de Abril de 1974

Há 34 anos não era nascido - aliás, fazendo as contas às 40 semanas, constatei recentemente que terei sido produzido 3/4 semanas após o 28 de Novembro de 1975.
Contudo aqui fica o interessante testemunho do Vitor Dias, à data, preso em Caxias.

sexta-feira, abril 25, 2008

25 de Abril

Hoje saímos à rua.
Subimos aos Mártires da Pátria, descemos a Rua das Pretas e desfilamos na Avenida.
Vamos vendo amigos, sabendo deles (e de outros) e conversando sobre a situação.
É 25 e é Abril.
Viva!

Sempre



"Este é de 1976. Tem 32 anos... Espero que ainda esteja vivo.
Bj Pai"

quinta-feira, abril 24, 2008

Vergonha na Assembleia Municipal de Lisboa

Utilizando uma maioria de deputados municipais (em que os lisboetas há muito não se revêm) PSD e CDS, chumbaram a proposta do PCP em atribuir o nome de uma rua na parte oriental da cidade, ao artista plástico Rogério Ribeiro.

[ver aqui]

sexta-feira, abril 18, 2008

World Wrestling Entertainment


Só uma luta a sério, fará com que o PSD volte a conquistar as atenções dos portugueses porque, politicamente, o PS de Sócrates já ocupou o seu espaço político.

terça-feira, abril 15, 2008

Enrico Berlinguer

Hoje, por motivos óbvios, devo recordar Berlinguer.
Nunca percebi bem o "eurocomunismo", por que se batia e, sobretudo, contra o que se batia. Com as últimas eleições em Espanha e Itália, eventualmente terá concluído o seu ciclo histórico.

Bem a propósito, descobri uma impressionante reportagem no You Tube, sobre o seu funeral:

Bandabardo - Beppeanna

Esquerda travestida, acaba sempre falida!

Além de vencer, Berlusconi levou tudo, os anéis e os dedos dos Italianos. Mas este post não é sobre Berlusconi, mas sobre a esquerda.
A esquerda foi abalroada. A fraca prestação do Governo Prodi e a sua continua cedência aos partidos ditos de centro (que o fizeram cair), mais uma vez, revelou-se um logro. Veltroni, presidente da Câmara de Roma, nem na sua região conseguiu vencer. A Rifondazione Comunista coligada com os Verdes e o Partido dos Comunistas Italianos, atrás dum arco-iris e sem a foice e o martelo, ficou, pela primeira vez, de fora do Parlamento e do Senado, perdendo 3/4 dos seus votantes. O partido sósia do Bloco de Esquerda, a Sinistra Crítica, pouco fez se não retirar uns votos aqui e ali.
A Itália é dos países que conheço no qual a consciência política é maior. Falo com um amigo italiano, que me faz a lista dos amigos de esquerda que não foram votar. Estão "incazzati con la sinistra", diz.

[resultados no site do La Repubblica]

sábado, abril 12, 2008

Fernando Chalana

Chalana terá chorado após a derrota na Luz diante a Académica. "Há dias assim", disse.
Esta é a explicação que só um benfiquista pode aceitar. Vimos jogar Chalana, tantas vezes bem (poucas mal), e não esquecemos o seu coração.
Chalana, ao menos, põe a equipa a jogar.
Fica Chalana.

Zandiguismo Benfiquista

Escrevo pouco sobre futebol, mas a 17 de Agosto do ano passado escrevi o seguinte:

"Chegada a hora do início de mais uma temporada de bola, aqui ficam os "bitaites", deste fervoroso benfiquista:
Devolver à procedência: Butt, Luís Filipe (caso Nelson fique), Stretenovic, Bergessio e Freddy Adu, esperando ainda para ver o que fazem Diáz e Di Maria.
Fazer regressar: Rui Nereu para terceiro guarda-redes, João Pereira para disputar o lugar com Nelson, os defesas centrais José Fonte ou Hugo Carreira e Nunes (Málaga) ou Manuel do Carmo (PSV Eindhoven) e os médios João Coimbra, Tiago Gomes e Hélio Roque(emprestados).
Recuperar jogadores do plantel tais como: Moreira, Manú, Nuno Assis e Yu Dabao
Não querendo fazer todas estas mexidas, diria que a única e quase unanimemente considerada como vital será a substituição de Fernando Santos, cujos estragos já se começam a equivaler aos dos tempos de Artur Jorge.
Para o substituir, deixemo-nos de tretas, e contrate-se o enorme Diamantino (que com a passagem a treinador ganhou o direito a também utilizar apelido) Miranda. Mantendo Chalana e regressando Diamantino, pudemos também ter garantido que o Benfica não perderá escandalosamente com a equipa de segundo escalão que este brilhante jogador do Benfica dos Anos 80 estiver a treinar."


Não é nada de especial prever os jogadores que não iam ter sucesso no Benfica (o único meio-erro é o Di Maria, que se revela um bom jogador). Contudo escrevo este post pelo treinador.
Os cobres que o Benfica teria/irá poupar caso lessem/leiam este blogue...

Coligações

Concordo com a análise que o Rui Tavares faz sobre as perspectivas eleitorais para 2009 (se nada de especial acontecer entretanto) mas discordo das suas conclusões.
O cenário que o BE (ou o PCP), num governo de maioria PS, pode vir a dar a mudança para um "horizonte plausível" parece-me absolutamente errada - aliás esta tese também já foi defendida recentemente pelo Daniel Oliveira (aqui e aqui) e pelo Bernardino Aranda.
Poderia começar por uma argumentação corrente, procurando provar que, pelas políticas praticadas se chega à conclusão que o PS não é um partido de centro-esquerda. Mas nem vou por aí.
O que me parece evidente, é que actualmente as cúpulas do PS, não está agregadas por uma identidade política comum - seja ela de esquerda ou de direita. A maioria dos dirigentes do PS, são-no, por representarem interesses individuais, particulares ou privados e as suas decisões políticas fundamentais são tomadas em função desses interesses.
Desta forma estamos num impasse. Se a história nos diz que organizações políticas de espectros opostos, conseguem fazer pontes para tomadas de decisão concretas, também nos diz que coligações, como a que alguns simpatizantes/militantes do BE começam a defender, derivam em "lodaçais" (recordando a expressão de Guterres) que acabam por atingir todos - veja-se as "Mãos Limpas" em Itália.

Esquerda nem vê-la...

"António Costa passa testemunho a Correia de Campos"