quarta-feira, fevereiro 27, 2008

+ Ordem?

Conforme tenho vindo a manter, e embora já tenha exercido o meu direito de voto, entendi que não deveria apoiar publicamente nenhuma lista aos orgãos nacionais da Ordem dos Arquitectos.
Esta situação não me coibiu de ter opinião, de a manifestar e de me defender de alguns ataques, normalmente anónimos, de apoiantes de uma das listas, por sinal, a que integra mais elementos dos orgãos sociais cessantes.
Até ao dia de hoje, dos colegas que comigo participaram no anterior Conselho Directivo Nacional e que não se candidatam à reeleição, apenas o Fernando Gonçalves apoia uma lista (Lista A) - não se percebe bem, mas julgo que será o autor do blogue que inundou recentemente algumas caixas de comentários - Babel Logos.
Nesta medida ficaria mais claro, que para a elaboração deste texto nos indicasse que era redigido por um membro do Conselho Directivo Nacional cessante e por um apoiante da Lista A.
Contudo, não posso deixar passar as considerações que o Babel Logos faz sobre os supostos "riscos" que os arquitectos comunistas correm ao "atacar" a lista A. Defendendo a tese que a "lista A é a única que se propõe combater, de uma forma clara e sem ambiguidades, as tentativas de presidencialização da ordem, o que parece vir ao encontro daqueles que defendem as formas colegiais de exercício do poder político". O blogger afirma ainda como exemplo, aparentemente positivo, o seguinte: "Veja-se o que se passa na Assembleia da República. Todos os dias os deputados comunistas fustigam o governo de José Sócrates e a sua vontade de presidencializar as estruturas democráticas que gerem o quotidiano dos cidadãos".
Eu, se este Fernando Gonçalves for o que esteve comigo na direcção da OA nos últimos 3 anos, estranho vê-lo preocupado com os arquitectos comunistas. E, sobretudo, estranho que um apoiante da Lista A, saia "fora-da-ordem" para enunciar que a lista A, vai dizer uma ou outra coisa sobre Sócrates e a destrutiva governação deste país.

P.S. - Embora haja um longo rol de factos enunciados no texto, falta um documento que considero fundamental para a boa percepção de tudo o que se passou dentro da OA nos últimos tempos: Declaração de Voto do CDN sobre o Contencioso Eleitoral, aprovado por unanimidade.

P.S. 2 - E faltam ainda outras coisas, mal jeitosas, para a tese que perfilha...

Sem comentários: