sexta-feira, novembro 25, 2005

25 de Novembro

Hoje faz trinta anos que a revolução parou.

2 comentários:

Anónimo disse...

25 de Novembro

Não sei o que seria hoje o nosso país se, precisamente há 30 anos, a Direita, liderada pelo PS, não tivesse conseguido derrotar a Esquerda no poder e logrado impor o seu modelo político e económico!…


Mas, com o “golpe” de 25 de Novembro, o que sei é que a economia portuguesa depressa voltou às mãos de meia dúzia de grandes capitalistas, a “alternância dos mesmos” (que, eufemisticamente, dizem democrática) tomou conta do Estado, e, apesar disso e da imensidão de fundos comunitários entretanto recebidos, Portugal é agora um dos países mais pobres e socialmente mais injustos da Europa!

Talvez por isso o 25 de Novembro seja uma data esquecida! Talvez pese na consciência (se é que tem) do poder vigente!…

E mais:

A extrema-direita, que viu no 25 de Novembro a possibilidade de ilegalizar o PCP, não compreendeu a "solução política, que no imediato veio a resultar do golpe", a qual só foi possível devido à coragem e frontalidade de um grande democrata, o coronel Melo Antunes, que, contrariamente ao silêncio do PS (já nem falo do CDS e do PPD…), não hesitou em defender que "os comunistas eram indispensáveis para que se cumprissem as regras do jogo democrático", atitude que haveria de lhe custar o fim da sua carreira política.

Assim, o PCP permaneceu no governo com apenas "um ministro e seis secretários de Estado, apenas até 1976.

Daí para cá — quase 30 anos!!! — foi a "alternãncia democrática" entre PS e PPD/PSD (com ou sem CDS) a ditar as suas leis e, por esse facto, as responsabilidades do "muito" que hoje somos (ou não somos) cabem-lhes por inteiro. Chega de atirar com as culpas para cima dos comunistas (digo eu que nem sou militante do PCP)!!!

Anónimo disse...

Deixo-vos uma pergunta, um tema e um desafio sobre o qual o Dr. Mário Soares nunca prestou contas aos portugueses:

http://sal-portugal.blogspot.com/2005/11/portugal-tem-o-direito-de-saber.html

Talvez seja este o momento de expor a verdade.

Sal de Portugal
(Diário do adeus aos Cigarros)
http://sal-portugal.blogspot.com/