segunda-feira, novembro 21, 2005

Vêm aí os debates

Os debates em geral não são vistos por quem está indeciso, mas sim por quem já está convicto do seu voto ou por quem quer extrair leituras políticas do mesmo. Mais importante que o debate, e o comportamento do candidato em palco, neste caso no ecrán, são os resumos e leituras que são feitas a partir do que se disse. O debate, em si, não interessa desde que se tenha os comentadores necessários nos sítios certos para fazer as primeiras leituras.
Embora seja comum dizer-se em Portugal que a esquerda é sociologicamente maioritária, os comentadores políticos profissionais são maioritariamente de direita. Esses não poderão falhar a tentar retransmitir as imagens que o professor não conseguirá passar:
Do professor dirão que foi rigoroso, sério e escorreito.
De Soares dirão que não percebeu a pergunta, que se esqueceu de responder, que se irritou, alimentarão uma qualquer gaffe ou hesitação para fundamentar que está velho.
De Jerónimo dirão que falou de política e como tal, que fez um discurso para eleições legislativas. Um Presidente da República não deve ser um político com preocupações sociais - rematarão.
A Alegre procurarão a incongruência para concluir que um poeta/político não tem conhecimentos para ser Presidente da República.
A Louçã elogiarão a prestação, por oposição com os outros candidatos da esquerda, alertando para os perigos da extrema-esquerda poder ter um bom resultado.

Sem comentários: