segunda-feira, novembro 14, 2005

São as sondagens, estúpido!


Comentar sondagens ésempre um desafio um pouco estúpido, pois as sondagens são normalmente encomendadas e manipuláveis para servir um qualquer interesse. Contudo não resisto a comentar a sondagem que este fim-de-semana dominou os telejornais, feita por aquele senhor do PS (Oliveira e Costa/Eurosondagem) e paga por aqueles senhores do PSD (Pinto Balsemão/Expresso, SIC e Rádio Renascença).
Em primeiro, surpresa das surpresas, aparece Cavaco com uma dinâmica de vitória reforçada pelos seus silêncios e discursos vagos apimentados por pequenas gaffes.
Em segundo lugar surge Soares com 18%, situação que não me espanta especialmente, se pensarmos em todo o aparelho do PS que, de momento, pertence ao aparelho de Estado e que seguramente terá a lógica de protecção dos seus interesses e partido, para além de alguns dependentes da Fundação Mário Soares. Parece-me que os 18% corresponderão a esses dependentes e respectivas famílias, o que significará sensivelmente, um milhão e duzentos mil votantes.
A surpresa, em meu entender, é o facto de aparentemente a Eurosondagem já saber que Soares surgiria em segundo, Alegre em terceiro, Louçã em quarto e Jerónimo em quinto, pois só assim poderia, com as quatro perguntas sobre a intenção de voto (de acordo com a ficha técnica), fazer a sondagem prevendo, sucessivamente, os casos de desistência de Jerónimo, Louçã e Alegre.

Sem comentários: