terça-feira, agosto 21, 2007

Eleições na Ordem dos Arquitectos III

Durante a discussão do último orçamento e até à Assembleia Gera da sua aprovação (inclusivé), existiu uma forte tendência defendida por membros das direcções regionais para o aumento da quota de 190,00€ para 200,00€, sem nenhum acréscimo de serviços.
No próximo acto eleitoral é preciso que se esclareça, que listas pretendem aumentar as quotas, ou consideram que esta medida é necessária para a gestão da Ordem.

Em minha opinião, e neste caso puxo dos galões de tesoureiro nacional da Ordem, esta medida não só não é necessária como é gravosa para a enorme maioria dos membros.
Independentemente daquilo que, muito a custo, neste último mandato se conseguiu resolver, como por exemplo um sistema de contabilidade unificado em vez dos diferentes softwares que existiam e que tornavam impossível a ligação das várias contas do CDN, SRS e SRN, ainda falta muito por fazer.
Saberá o associado que o Presidente da Ordem dos Arquitectos, quando quer saber o número de sócio de um arquitecto, tem que o requerer às Secções Regionais? Saberá o associado que a OA não tem uma Base de Dados nacional? Saberá o associado, por que ainda não tem um cartão da OA? Saberá o sócio, por que não existe ainda um registo de autorias das obras de arquitectura? Perceberá o sócio, por que existem 3 sites da Ordem a funcionar de uma forma perfeitamente desconjuntada, pagando a OA a 3 gráficos, 3 endereços, 3 ... tudo? Perceberá o sócio por que não existe um portal da Ordem dos Arquitectos com serviços online?
Tudo isto foram decisões políticas que estão registadas em actas.
Todas estas decisões implicam que a OA gaste mais do que aquilo que o sócio possa entender.

6 comentários:

AM disse...

Só passei p'ra concordar com cê! :)
E a essa dos 3 sites, há que juntar a discussão sobre a utilidade (em papel "impresso"?...) do "boletim mensal", ou lá como é que chama aquela coisa, que intervala a ausência em quantidade e qualidade dos "conteúdos" com o atraso (será dos CTT?...) na caixa do correio...
O próprio "papel" gasto com o JA, num momento em que "florescem" mil publicações da "especialidade", tb merece ser repensado... digo eu...
Agora, pq é que está tudo como está... é perguntar a ex-bastonária (eh, eh, o computador sugere "extorsionária"...) e restantes "corpos dirigentes"...
Pela parte da SRS calculo que tenham estado muito okupados com a TAL do Vazio...
Propostas para os "candidatos": acabar com as secções regionais (merda ridícula - parece a "bolsazinha" de Lisboa e a "bolsazinha" do Porto) e com a inutilidade potencialmente "caciqueira" – oh, p'ra "eles"... - dos "núcleos" regionais.

tms disse...

Isso de concordarmos é que é uma chatice :)!
Contudo talvez arranje um ponto de discórdia no teu comentário.
Embora ache que a estruturação da OA com 2 Secções Regionais (Sul e Norte) assenta num modelo bacoco e dualista vulgo escola do Porto vs escola do Lisboa, não acredito que as delegações/núcleos sejam as "potencialmente caciqueiras". Bem pelo contrário, acho que só se conseguirá acabar com este modelo Ordenado entre Sul e Norte quando acontecerem novas secções.
Mas aqueles que com grande veemência dizem defender a "independência" das Secções Regionais (noção perfeitamente irrelevante para o comum dos sócios) nunca quererão a verdadeira independência das estruturas locais. Hei-de escrever sobre isto, porque, nem imaginas quanto é um tema quente e actual...

tms disse...

Já está publicado o novo texto...

Anónimo disse...

já agora só por curiosidade "am", o boletim chega atrasado a casa das pessoas, pq é da responsabilidade do CDN, órgão a que o ilustre dono deste blogue pertence!!!
já gora Tiago Mota Saraiva, se achas que tudo o que as secções fazem é inutil e despropositádo, porque é que concorreste com o teu atelier, dos quais são sócios apenas tua e a tua mulher, ao concurso Intervenções na Cidade? Afinal de contas era um concurso integrado na Trienal de Arquitectura de Lisboa.....E já agora, como explicas tu, o facto de receberes um ordenado fixo pago pela Ordem dos Arquitecos, sim pago por todos os asscociados da OA, sem teres direito a ele??? Sim, mais 13ª e 14ª mês.......quantas horas por semana passa o Sr. Ilustre Tesoureiro Nacional na Ordem dos Arquitectos? Ordenado fixo???? Mais mês de férias e subsidio de natal???? Cheira-me a a tacho.....e acima de tudo não é muito comunista.....enfim!

tms disse...

Caro jps, é sempre um prazer discutir com alguém que escreve sob anonimato, mas que a forma de escrever e a irritação o denuncia...
Nunca disse que o que as Secções Regionais fazem é despropositado (e não despropositádo), o que até poderia parecer uma provocação ao am. Bem pelo contrário, digo que fazem falta mais.
Quanto à participação do ateliermob num concurso da Trienal pouco tenho a dizer. Porque é que o questionas? Não gostaste? Não somos associados, ou nos eventos da Trienal não podíamos participar? Pensas que fomos beneficiados ? Ahahahahah!
Quanto ao ordenado, como é fácil sob o anonimato dizer estas coisas! Desde 2003 que tenho um vencimento mensal na Ordem, sempre o mesmo (sofrendo actualizações iguais às da função pública) e correspondente a 42h ou 44h mensais de trabalho. Infelizmente, sempre fiz bem mais... Este vencimento não foi proposto por mim, mas sim pela anterior comissão executiva, da qual não fazia parte, tendo sido sempre aprovada a minha remuneração em Assembleia Geral da OA, sem nenhuma reserva sobre a mesma.
E mais:
- Nunca fui júri de concursos ou dei formação por determinação da Ordem dos Arquitectos.
- Nunca desempenhei nenhum cargo ou actividade fora da Ordem, e por nomeação da mesma, à qual estivesse associada uma remuneração-extra.
- A empresa da qual faço parte, nunca beneficiou em nada do facto de ser do CDN... bem pelo contrário!
Viu-se, muitas vezes, privada de entrar em concursos públicos no qual o orgão a que pertenço estava envolvido e nunca foi convidada para nenhuma actividade cultural da OA, que não decorresse de prémios obtidos. E mais, que por agora não digo...
Se todos se pudessem orgulhar disto...

tms disse...

Menti.
Recordei-me agora, que no final de Julho, a Secção Regional Norte, convidou o ateliermob para uma conferência no Cinema Passos Manuel, no âmbito do ciclo Wonderland...
A conferência não foi paga (nem a deslocação) e mesmo assim aceitámos fazê-la e, até nos divertimos bastante!
Devíamos ser punidos...