quarta-feira, agosto 15, 2007

O Bloco de Esquerda no seu pior

A Isabel Faria, do Troll Urbano e da Mesa Nacional do BE, havia enviado, há alguns dias, um texto contra "O Acordo" PS/BE, para a Esquerda.net o site do BE. A "linha justa" lá publicou o texto, mas precedido de um texto ultra-sectário do meu ex-camarada João Semedo. João Semedo bate na direita, no PS, no PCP, e lá pelo meio acusa os militantes do BE críticos do acordo, de apenas quererem umas linhas na comunicação social.
Ontem e hoje acho que este tipo de argumentação é uma vergonha.

8 comentários:

Isabel Faria disse...

Tiago, primeiro uma correcção, eu enviei o artigo para o Esquerda.Net e ele foi publicado no site do Bloco. Como dizes e bem com a resposta (a infeliz resposta) do João em anexo.Há uma pequenina dferença num e noutro...o público a que se dirige, o número de pessoas que os consulta...

Agora e desculpa-me a franqueza, mas creio que já te conheço um pouquinho para saber que a entenderás de um forma aberta. Tão aberta como eu tento entender o mundo e aceitar as diferenças: com todas as divergências que eu tenho com algumas das opções e com todas as criticas que vou fazendo a alguns comportamentos, o BE continua a ser o Partido onde quero estar (acabei de aceitar, há dois meses, fazer parte da sua Direcção, qualquer outra atitude seria perfeitamente inaceitável).
Até porque...
...inceramente não acredito que dentro do PCP seja possível encontrar, no site do Partido ou no Avante, uma posição publica de um dirigente ou de um militante claramente contra qualquer medida ou opção tomada pela sua Direcção.
Isto para te dizer que há que ver as questões à luz da sua real gravidade. Apesar de todos os erros, acredito que o BE vai conseguir vencer a luta da Democracia interna e do respeito pelas diferenças.
Se se visse essa luta como um caminho...acredito que ainda estamos uns bons passos à vossa frente...o meu problema é que de vez em quando vejo dentro do meu Partido quem nesse caminho queira recuar...
Considero-me desde que me lembro de mim, uma pessoa de Esquerda. Marxista. Não sou leninista e o Centralismo Democrático faz parte dos meus pesadelos nocturnos (juntamente com o Sócrates, o Cavaco, o Bush, as aranhas e as osgas...mas confesso que mais raramente do que qualquer um dos outros pesadelos...LOL)...
Ser de Esquerda (recuso meter o actual PS nesta história) e ter pesadelos com o centralismo democrático...e querer militar num Partido...olha Tiago, como te disse no meu Blog sou bué de teimosa...primeiro que eu desista é uma trabalheira!!

Anónimo disse...

Olha, olha. O PCP a lançar uma OPA sobre os Rutura/Fer.
w

tms disse...

Isabel, cada partido tem os seus problemas e ciclos mais difíceis porque, no fundo, são compostos por pessoas e não por máquinas.
Desculpa mas não acredito que o BE actual, esteja à frente do PCP em termos de cultura democrática, sobretudo porque me parece que há ciclos históricos, e este não é o mais favorável para o BE.
Em meu entender, o BE está a lidar pela primeira vez com a sedução de ser poder, e o PCP nas suas décadas de existência já lidou bem e mal com a mesma. Actualmente sinto que há uma crescente maturidade e consciência dos riscos que implica assumir-se coligações com este Partido Socialista, para utilizar uma expressão que julgo ser do Miguel Portas, dos mais neoliberais da Europa.
E não querendo, "recrutar" ou "converter" ninguém, continuo a entender (enquanto comunista e independentemente das críticas que possa fazer e dos erros que aponto), que o PCP é o partido que melhor defende os ideiais que perfilho.

tms disse...

Isabel, esqueci-me dum argumento que invocas.
Também o Avante já teve nas suas páginas opiniões críticas da direcção do PCP.
Lembro-me, por exemplo da altura do Congresso de 2001, que foram publicados vários textos críticos das Teses do Congresso.
Aliás, até me parece curioso (embora não tenha 100% de certeza), pois julgo que o próprio João Semedo, pouco tempo antes de abandonar o PCP, também publicou no Avante, um texto crítico sobre as ditas Teses.

tms disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tms disse...

Olha, olha,
Quererá dizer Rutura ou Ruptura? FER ou FAR? OPA ou Eh Pá!

Olha, olha,
a falta de argumentos e de poder de encaixe com que uma certa esquerda está.

Isabel Faria disse...

ups...esta coisa comeu o meu comentário!!
Logo escrevo outra vez.

Isabel Faria disse...

Pois logo, foi há bué...
Tem sido um fds algo complicado e não saiu.
De qualquer forma o mais importante já disse por outros meios...por este, apenas fica a constatação que há camaradas meus com a cabeça cheia de fantasmas...fantasmas maus e feios, que comem criancinhas ao pequeno almoço.

PS: Acho que não escrevi as letritas...daí o anterior comentário ter desaparecido em combate.