quarta-feira, maio 03, 2006

"O nosso esforço não acaba aqui"

A Assembleia da República vai discutir e votar, a 18 de Maio, a Iniciativa Legislativa de Cidadãos «Arquitectura: Um direito dos cidadãos, um acto próprio dos arquitectos», que pretende revogar parcialmente o Decreto 73/73.

ler "O nosso esforço não acaba aqui" de Helena Roseta

3 comentários:

Anónimo disse...

A iniciativa legislativa de revisão parcial do 73/73? Deixa-me rir.

O 73/73 é um decreto que regulamenta a aptidão profissional dos técnicos no universo da c.civil.

Não pode ser revisto retirando aos outros técnicos a arquitectura e continuando os arquitectos a subscrever projectos e dirigir obras, competências técnicas dos outros técnicos.

Certamente irão ter um esforço mas é para resolverem o problema da admissão dos licenciados em arquitectura, que segundo parece irão fazervos a vida negra.

Anónimo disse...

Vocês continuam autistas e completamente cegos ao que se passa ao vosso redor.

Ensinaram a todos vocês (os tais da geração de 90) não a serem bons técnicos, mas a ter ares de geniozinhos em potência, Frank Lloyd Wright's de pacotilha e vocês acreditam que é verdade...

Tentem fazer alguns projectos uma vez por outra, a começar pela Sra. Arqutecta Helena Roseta, que ao que se saiba nunca fez nenhum e consegue ter a pouca vergonha na cara suficiente para exigir exames aos outros, algo que ela nunca fez, e além disso estar a ganhar 700 contos por mês pagos por todos os arquitectos deste país. Isto claro, além dos cerca de 800 que recebe de reforma da Assembleia da República pagos por todos os portugueses.
Claro que agora em Outubro vai começar tudo da estaca zero, não é? Tudo igual para todos...
E os que andam nisto há 5 anos que se f...

Meu caro, a única pena que tenho é a de não vos poder incriminar pessoalmente, porque a Instituição Ordem é uma coisa, a cambada que neste momento a "gere?" é outra completamente diferente.

Tentem, antes de acabar com o 73/73 auscultar a opinião de colegas por esse país fora, tentar saber quais as grandes dificuldades com que se debatem. Essa sim, é que é o vossa verdadeira missão.

Anónimo disse...

A NOSSA ORDEM DA VERGONHA

...Portugal é actualmente o País da União Europeia com maior desigualdade e exclusão social. Não se trata de menor desenvolvimento, crescimento...mas desigualdades, fosso entre ricos e pobres, injustiças, o nosso muro da vergonha.
Como é possível que mum País em que a 32 anos do 25 de Abril e desde então so tem governos liderados por dois partidos, social-democratas e socialistas...
parte de um artigo da revista visão da autoria de José Pedro de Vasconcelos.

A Ordem dos Arquitectos acaba por ser um reflexo da situação "bandalheira" da nossa governação e não fosse ela liderada por uma social-democrata/socialista agora talvés (Alegrista) ex. deputada da nação, enfim uma autentica "democrata".
Só assim se poderá entender a actuação da direcão da O.A.quando passa por cima por principios fundamentais dos regimes democráticos, como a constituição, a justiça, o respeito e a liberdade.

Talvés seja eu que esteja a ficar desactualizado por ainda manter como principios orientadores, entre outros, o respeito pelos outros,a constituição e acreditar na justiça.

Como arquitecto e como cidadão não posso deixar de condenar a direcção da O.A., pois é apenas mais uma a não fazer nada pela arquitectura, a se afastar mais dos arquitectos, a ajudar a manter a vergonha e o compadrio nos concursos,fecha os olhos á corropção dos arquitectos das Camaras Municipais e a bloquer o acesso á profissão dos jovens arquitectos.

ENFIM A NOSSA ORDEM DA VERGONHA

A ALTERAÇÃO DO 73/73 NÃO CHEGA, PORQUE POUCO OU NADA IRÁ ALTERAR A SITUAÇÃO DA ARQUITECTURA E DOS ARQUITECTOS EM PORTUGAL.

Primeiro é necessário educar, mas como não á educação como se poderá educar?