quarta-feira, maio 31, 2006

Timor

Perante o determinismo mediático que já transformou Alkatiri no grande culpado da actual situação de Timor, manifesto a minha pouca compreensão dos factos e algumas dúvidas a milhares de quilómetros de distância.
Mari Alkatiri é o Primeiro-Ministro de Timor Leste (democraticamente eleito) e ao contrário daquilo que se anunciava para o congresso da FRETLIN, largamente apoiado pelo seu partido. Que erros lhe são apontados?
Esta dúvida é ainda mais actual quando se assiste a um contínuo esfaquear e discursos provocatórios, seja por parte de Ramos Horta (pessoa a quem nem emprestava o meu comando de televisão) ou por Xanana.
Por outro lado, segundo algumas crónicas de portugueses que lá estão, de um momento para o outro os revoltosos passaram a estar armados não de catanas mas de G3's. Quem lhes deu as armas?
Por que querem os australianos a queda do actual governo democraticamente eleito? Por que saiu a ONU? Quem vai comandar as tropas internacionais que vão tentar restabelecer a paz? Quem vai comandar a GNR? Por que é que Xanana faz a conferência de imprensa em inglês?

Sem comentários: