domingo, outubro 15, 2006

A América Latina

A América Latina está a mudar. A influência e dominação dos Estados Unidos da América tem vindo a diminuir de forma radical e metódica, de país para país.
Este fim de semana será o Equador, após uma década de presidências de centro ou de direita. Rafael Correa, definido pelo DN como o candidato anti-sistema, prepara-se para vencer as eleições, ainda que deva ser necessária uma segunda volta.
Do lado americano surgem dois candidatos assim descritos pelo DN: "Magnata do império da banana, que herdou do pai, Alvaro Noboa concorre pela terceira vez às eleições presidenciais. Apelidado de "filho divino", era frequentemente visto com uma Bíblia na mão, o que lhe valeu algumas críticas por parte da hierarquia da Igreja Católica local. Pró-americano e liberal é, juntamente com a única candidata, Cin-thya Viteri, conhecida por "Barbie equatoriana", o oposto de Correa."

Por outro lado, amanhã, a Venezuela prepara-se para entrar para o Conselho de Segurança da ONU. Ler artigo no blog Notas Verbais.
No Chile, a presidente Michelle Bachelet, visitou ontem o centro de detenção prisional da ditadura de Pinochet - Villa Grimaldi. Segundo Bachelet, "será a primeira vez que um presidente do Chile visita um lugar onde esteve preso" e manifestou sua intenção de converter o Villa Grimaldi, localizado em Peñalolén, num lugar "para recordar e vencer o esquecimento". "Caminharei por onde antes caminhei, por onde minha mãe caminhou, e sei que as perguntas de sempre agora serão mais que um sussurro", disse Bachelet.

Sem comentários: