domingo, outubro 01, 2006

Provedor da Arquitectura

Vital Moreira, no Causa Nossa, saúda a iniciativa da Ordem dos Arquitectos ao criar a figura do Provedor da Arquitectura (link).
Contudo, chamo a atenção para o facto do novo provedor, ao contrário do que Vital Moreira refere, não ter "poder de iniciativa disciplinar" mas sim "poder de iniciativa de participação disciplinar", como refere Helena Roseta na notícia citada.
Esta diferença, não é formal mas de grande monta.
Na Ordem dos Arquitectos, os orgãos que exercem as funções disciplinares são os Conselhos de Disciplina (Nacional e/ou Regionais), que são democraticamente eleitos por sufrágio universal entre os associados. Por outro lado, o Provedor é nomeado no início do mandato, pelo Conselho Directivo Nacional.

2 comentários:

o discriminado disse...

Ó Tiago, antes deste provedor, já houve um outro como tu sabes, não é verdade. ou será que ele apenas esteve no pelouro para efeitos de receber as respectivas senhas de presença?????????? Tu como tesoureiro do CDN sabes muito bem disso, não é verdade???????

Randomblog disse...

Caro anónimo, a figura de Provedor da Arquitectura nunca existiu, pelo menos associado à OA. Não quer ser mais específico?