sábado, outubro 14, 2006

Há sempre um "mas"!?

Num programa da RTP que nunca vi, anuncia-se a escolha daquele que os espectadores entenderão ser o "Grande Português". Depois da polémica blogueira sobre a inclusão ou não de Salazar a RTP lá cedeu à direita pretendendo na descrição do ditador, como diria Carvalhas, piscar o olho à esquerda.

"Dirigiu, de forma ditatorial, os destinos do País durante quatro décadas. Foi ministro das Finanças, Presidente do Conselho de Ministros, fundador e chefe do partido da União Nacional. Afastou todos os que tentaram destituí-lo do cargo. Instituiu, de forma brutal, a censura e a polícia política. Criou dois movimentos paramilitares: a Legião e a Mocidade Portuguesas. Mas equilibrou as finanças públicas, criou as condições para o desenvolvimento económico, mesmo que controlado, e conseguiu que Portugal não fosse envolvido na Segunda Guerra Mundial. Separou os poderes do Estado e da Igreja. Figura controversa, marcou sem dúvida a história do País."

Na curta descrição as frase despontam como pérolas surrealistas contudo, destaco esta: "Mas equilibrou as finanças públicas, criou as condições para o desenvolvimento económico, mesmo que controlado (...)"

Sem comentários: