quinta-feira, fevereiro 09, 2006

O famoso instinto de superioridade ocidental

"Após o 11 de Setembro de 2001, a generalidade das discussões sobre este tema estão viciadas entre o radicalismo bélico e o militantismo relativista. Este documento é por isso um contributo para explorar uma alternativa a essa dicotomia, subscrito por cidadãos e cidadãs com percursos distintos e filiações políticas muito diversas, à esquerda e à direita, com ou sem religião, que têm leituras por vezes opostas quanto ao terrorismo e à sua prevenção. Em comum têm porém a recusa na cedência de um conjunto de princípios que, no seu entender, poderão traduzir parte do património civilizacional ocidental. A começar pela liberdade de expressão, que pode e deve ser um valor universal."

Circula na internet um abaixo assinado, para o qual não faço o link pois não o subscrevo, mas que se pode chegar através do Abrupto ou do blog do Ivan Nunes. É tenebrosa esta reacção civilizacional a que assistimos. Esta ideia que o mundo se divide entre o Bem e o Mal e que só há um caminho certo: a nossa Liberdade e Democracia que se vive no Ocidente.
Sobre o Ocidente, e só invocando histórias deste milénio apetece-me recordar de uma forma não hiérarquica:
GUANTÁNAMO, G8 EM GÉNOVA, HAIDER, LE PEN, BERLUSCONI FINI E BOSSI, BUSH, RUMSFELD, PRISÕES DE ALTA SEGURANÇA, IRAQUE, AFEGANISTÃO, PUTIN, CAMPOS DE REFUGIADOS DO SUL DA EUROPA... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... a ocidente nada de novo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ser peremptório a minha opinião sobre as razões do porquê está aqui.
A elas, em boa verdade, tenho a acrescentar a aparente acção de radicais muçulmanos que fizeram circular, não só as caricaturas publicadas, como outras não só não publicadas como ne sequer produzidas para o jornal dinamarquês.

Anónimo disse...

oops, comentei no post errado

Anónimo disse...

Só para dizer que fiz referência a este texto num comentário de "Profecias de guerra" de 8 de Fev.

E não pago direitos de autor...

Anónimo disse...

E do oriente, não vêm nenhuns pensamentos maus? Tais como, por exemplo: Estaline, Sibéria, Muro da Vergonha, Cortina de Ferro, Mao Tsé-Tung, Gulags, Coreia do Norte, Kim Il Sung, Cambodja, Ceausesco, KGB, Chernobyl, purgas, Revolução Cultural,... Ah, e também estão organizadas não-hierarquicamente!