sábado, junho 10, 2006

O Futebol é de Esquerda


Basta uma bola, que até pode ser de trapos ou jornal. Basta uma pessoa, mas todos os que se juntam são bem vindos para aproximar do 11 x 11. Basta um campo aberto, mas também pode ser uma rua inclinada. Bastam dois postes mas também podem ser duas pedras no chão.
O futebol é um jogo colectivo quanto melhor joga a equipa, mais ganha. Todos conhecemos Maradona, mas o que seria de Maradona sem Burruchaga, Caniggia ou Passarella, ou Rossi sem Bruno Conti, Bergomi ou Altobelli, ou Eusébio sem Coluna, José Augusto ou Torres? Primeiro há o colectivo depois as estrelas que desequilibram e, na realidade dentro de campo todos são iguais.
É óbvio que o Capital e o Neoliberalismo tenta passo a passo crescer e cimentar o seu domínio sobre o futebol. Constroem-se estádios com menos lugares e com bilhetes mais caros, cria-se mitos em torno de um ou outro jogador reafirmando-se a luxúria e a ostentação com que vive, transformam-se clubes em empresas, passa-se aos accionistas o poder que outrora foi dos sócios e, vende-se e compra-se muito!
Neste Mundial é dado mais um passo: o jogador que contesta de uma forma visível uma decisão do árbitro deve ser advertido com um cartão amarelo. Justifica-se esta decisão com o facto dos protestos poderem passar para os adeptos. No Futebol do capital, não se quer protesto nem contestação. Qualquer dia, quando o público no estádio já estiver devidamente seleccionado, poder-se-á também acabar com o aplauso incómodo para o copo de whisky na mão.
Mas o futebol resistirá, numa qualquer rua perto de si!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que visão romântica acerca do novo ópio do povo...

Anónimo disse...

partilho dessa visão, sobretudo quando me lembro das horas consecutivas que passei a jogar esse jogo.
mas de esquerda?!?! é como dizer que cristo era comunista!
ahahahahhaa