sábado, junho 10, 2006

"Povo arrastado para o sofrimento por interesses externos aliados a interesses frustrados internamente"

"Esta entrevista de Marí Alkatiri ao Expresso diz tudo. Só não entende quem o não quer.
Timor-Leste tem estado a ser atacado externamente aproveitando-se as ambições e frustrações internas. Há partidos da oposição, nomeadamente, o PSD e o PD que não têm parado, através de alguns célebres militantes de financiar acções e aliciamentos intelectuais.
Há uma classe política, pseudo política - são pessoas que muito devem a interesses indonésios e australianos (alguns têm vindo a ser sistematicamente financiados, exemplos podem ser dados...) - que teme a boa gestão de futuro do actual executivo, todos sabem que há corrupção a alguns níveis na actual máquina administrativa (alguma herdada do tempo indonésio, outra cultivada já no pós-liberdade). Mas não sou eu que refiro ou afirmo a boa gestão - há áreas em que Marí e seus pares poderiam ter sido mais precavidos e até mais lestos -, quem refere a boa gestão são os Parceiros de Desenvolvimento (países que participam no financiamento do Estado de Timor-Leste) que analisam o realizado e apreciam o proposto para os seguintes seis/12 meses. Nesta campo é tal como o Primeiro Ministro timorense refere: elogios.
Ora elogios à beira das eleições de 2007 não virão a calhar aos PSD e PD (e outros mais, Igreja Católica também), pois significa mais FRETILIN à frente dos destinos do país.
Como muitos sabem, mas poucos afirmam dizer saber, há uma teia espalhada que se perde com a saída de Abel do Governo - os clientelismos ficam agora à deriva. A facção, na qual Abel Ximenes se integrava, liderada subitamente pelo Embaixador José Luis Guterres (nunca viveu em Timor-Leste nos últimos 32 anos, faz parte do conhecido grupo de Moçambique e embaixador nos Estados Unidos da América) , perdeu em toda a frente no seio da FRETILIN. O Congresso foi o "tiro" de "largada" para o ataque ao poder. Foi tentado por dentro, seria, potencialmente o mais pacífico, mas falhou. O plano "B" era o que está em execução: demonizar Marí Alkatiri e Francisco Lu'Olo. Por arrasto, tentariam cremar Taúr Matan Ruak, Lere, Falur e outros históricos da verdadeira resistência armada nas montanhas.
Há por aí senhores com cara de anjo que se passeiam pelo Hotel Timor, como abutres em busca de presas à morte, acompanhados de senhoras (pseudo-deputadas) que aguardam a queda de um governo para se montarem no petróleo, na energia, no dinheiro.
Estas são as pessoas que não estão pelo povo, que não estão por Timor - aliás, sempre que o fizeram foi em cargos de muita massa no tempo indonésio.
Nada do que está a acontecer foge do que foi previamente programado. Maquiavel não teria ido tão longo nas suas acções.
O povo está à mercê da cobardia dos rebeldes, dos políticos de alguma oposição, que na sombra se programam em estrategas letais - lembro tantos deputados que fugiram e puseram a salvo as suas famílias quando começaram a perceber que Marí Alkatiri nem caía nem era abatido. Já vimos isso no passado... facultam água, comida, megafones, viaturas, dinheiro, etc. Todos esses estão identificados.
Marí, Lu'olo, Taúr, Lere, entre tantos outros têm tido maturidade democrática de libertadores da Nação. Xanana Gusmão mais uma vez foi "comido" pelo seu "chefe de gabinete", pela sua mulher (australiana que ficará para a história por várias razões neste capítulo e noutros) e pelos assessores que lhe vão parar às mãos... Xanana tem de corrigir a mão e começar a pensar por si, a pensar de facto em TIMORENSE.
José Ramos Horta... palabras para quê? - está tudo dito e escrito por ele e só por ele.
Quanto à democracia, aos rebeldes e afins... é só fazer cumprir a Lei. rebelde é rebelde, prisão e já.
Tropas australianas? - representam a frente armada da ocupação de Timor-Leste e são os instrumentos de ampliação de uma crise criada por interesses externos usando a ambição de frustrados internamente....
Marí vencer? não interessa, não está em causa o nome do primeiro-ministro. A verdade é que a democracia e afirmação da soberania e independência da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE estão em causa e só ela (República de TL) pode vencer. E isso significa que Marí e Lu'olo, as instituições democráticas sobreviveram ao mais vil atentado, alguma vez perpetrado contra o povo timorense, nos tempos em que há memória.
Força Timor-Leste, força povo de Timor."


Via Timor Verdade

Sem comentários: