domingo, setembro 24, 2006

"Cidade e Democracia" ou "Cidade e Democracia Deles"

Nota prévia: Em co-autoria com o historiador José Neves, também fui bolseiro da Fundação da Juventude. Por motivos nunca clarificados a nossa investigação, sob o título "Almada, cidade sem muros nem ameias" na qual se pretendia fazer uma análise social, política e urbana de uma autarquia comunista-modelo, foi excluída.


No início eram 1500,00 € para se fazer uma investigação que duraria 3 meses, sem grande acompanhamento e dependentes da capacidade do investigador para procurar informação. Depois veio o livro.
Com o livro, apareceram os doutores e com os doutores os seus amigos. A autoria, e o centro da publicidade do livro patrocinado pela Fundação da Juventude, imediatamente passou a ser as destacadas figuras que o deveriam "organizar". Nada me move contra o Prof. Álvaro Domingues, nem contra o Nuno Portas, que naturalmente aproveitaram mais uma possibilidade de publicação.
Contudo poarece-me inaceitável o papel da Fundação da Juventude, que com dinheiros públicos consagrados para potenciar o aparecimento de jovens investigadores, se limita a promover as pessoas que disso já não têm necessidade. É lamentável que também a Ordem dos Arquitectos - SRN, subscreva uma publicação na qual os seus associados (para se ser investigador era necessário ser sócio da OA) são tratados como meros escravos de um sistema de "nobre figuras" às quais é importante prestar vassalagem.
Para atestar aquilo que digo basta fazer uma leitura das notícias que saíram na época sobre o livro ou mesmo ler os blogues. As referências ao nome dos "autores-investigadores" são nulas, passando a meros agentes de confirmação da construção da tese que Nuno Portas tem vindo a defender, ainda que os textos disso pudessem derivar.

Como é óbvio, e perceberá quem por este blogue vai passando, a investigação que por nós foi apresentada "Almada, cidade sem muros nem ameias", não batia certo com a tese perfilhada há muitos anos pela corrente ideológica personificada por Nuno Portas, muito próxima duma terceira via de Blairista, que aliás parece cada vez mais ultrapassada.

Aqui ficam os links dos blogues, de dois investigadores também envolvidos neste processo, que não sei se concordarão com a minha opinião:
Linha de Rumo - Guimarães
PSBF - Viseu

Sem comentários: